Lixadeiras Orbitais e Lixadeiras Roto Orbitais – Diferenças

fevereiro 10, 2015 Lixadeira  Sem comentários

mbo500

Na hora da compra, sempre surge a dúvida de qual lixadeira devemos adquirir para realizar os nossos trabalhos, as mais comuns no mercado hoje são as Lixadeiras Orbitais e as Lixadeiras Roto Orbitais. Mas afinal, qual a diferença entre elas? Basicamente uma demanda de trabalhos diferentes que a outra, por isso devemos analisar quais os trabalhos que serão realizados com elas, e assim escolher. Vejamos suas diferenças e aplicações:

Lixadeira Orbital

As Lixadeiras Orbitais, popularmente são conhecidas como “quadrada” ou “treme-treme”, isso por causa da sua base onde é fixada a lixa. A forma de trabalho dela é através de oscilações, fazendo com que a lixa vibre, as vantagens dessa ferramenta são: custo baixo, usam lixas comuns (desde folha de lixa, 1/4), abrasivos baratos, excelente acabamento, simplicidade de uso (muito fácil de utilizar). Essa ferramenta também possui algumas desvantagens como: não faz pré-acabamentos, baixo rendimento, lixa rasga com facilidade, não faz polimento e não lixa todos os tipos de materiais. A lixadeira orbital é muito conveniente para realizar trabalhos quase que exclusivamente em madeiras compensadas e MDF, pois ela não possui muito “desbaste” e esses materiais são utilizadas lixas finas.

Lixadeira orbital 180 watts 14.000 oscilações por minuto - BO4557 - Makita

Lixadeira orbital 180 watts 14.000 oscilações por minuto – BO4557 – Makita

Lixadeira Roto-Orbital

As lixadeiras roto-orbitais, possuem dois movimentos distintos, o disco gira e ao mesmo tempo ele faz movimentos oscilantes, daí a sua eficiência maior, o disco dela é preso com velcros e alguns modelos possuem controle de velocidade. As suas vantagens são alta capacidade de produção, ela faz pequenos desbastes, acabamento perfeito, aspiração de pó eficiente, controle de velocidade (em alguns modelos), versatilidade de usos, faz polimentos (apenas os modelos que possuem controle de velocidade). Você pode trabalhar com essa lixadeira em todos os tipos de materiais, mdf, madeira compensada, pintura, aço, pintura auto motiva (principalmente os modelos que possuem controle de velocidade, pois ela pode ir desde ao desbaste até um polimento).

Lixadeira orbital 240 watts com 12.000 oscilações por minuto - MBO500 - Makita

Lixadeira orbital 240 watts com 12.000 oscilações por minuto – MBO500 – Makita

Agora que você já sabe as diferenças entre essas duas lixadeiras, você vai acertar na hora da compra!

 

 

 

 

Deixe um comentário.